Instituto Pensar - Denis Bezerra propõe nova prorrogação do Fies

Denis Bezerra propõe nova prorrogação do Fies

por: Sheila Rezende


Deputado Denis Bezerra propõe prorrogação na suspensão de pagamentos do Fies em 2021.

O deputado Denis Bezerra (PSB-CE) propôs nova prorrogação de prazo para estudantes pagarem o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). A Lei 1079/2020, de autoria do parlamentar cearense garantiu a suspensão do pagamento por conta da pandemia da Covid-19 em 2020. A nova proposta (PL 50/2021) sugere manter a suspensão de pagamento das parcelas do Fies de 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2021.

"A pandemia não acabou! Então nada mais justo do que lutarmos por aquele universitário ou aquele recém-egresso ao mercado de trabalho ou que perderam o emprego possam ter um alívio com a manutenção dessa suspensão?, explicou Denis Bezerra.

https://twitter.com/denisbezerra/status/1357695560715796481?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1357695560715796481%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.socialismocriativo.com.br%2Fdenis-bezerra-propoe-nova-prorrogacao-do-fies%2F

Com a proposta, a intenção é aliviar o orçamento familiar de brasileiros que dependem do financiamento. Hoje, o país possui 14 milhões de desempregados, segundo o IBGE. Destes, 1,5 milhões são estudantes que dependem do Fies para estudarem.

Para a estudante de Fonoaudiologia em São Paulo, Ana Paula de Araújo, de 43 anos, a suspensão do pagamento do Fies e o auxílio emergencial em 2020 a ajudaram muito. "A suspensão me aliviou e me alivia ainda, pois posso estudar sem mais uma dívida para me preocupar por enquanto?, reforça.

Na opinião do publicitário e designer, Gabriel Caula, de 25 anos, dar continuidade a essa suspensão é fundamental para milhares de estudantes que se formaram e vão começar a pagar o financiamento neste ano. "Vou começar a pagar as parcelas do Fies agora. Mesmo com a vacina, ainda tem muito perigo das empresas fecharem e as coisas continuam aumentando de preço?, explica.

Em Fortaleza (CE), o estudante de Engenharia Civil, Júnior Flor (26), também conseguiu suspender as parcelas do Fies no último ano, e acredita que o PL 50/2021 é ideal para os estudantes, principalmente pelos custos com alimentação que teve alta de preços esse ano.

"Fiz o pedido de suspensão das parcelas do Fies, o que diminuiu os meus gastos mensais sobrando mais para necessidades básicas como alimentação que teve um aumento exorbitante?. Para ele, o novo PL "é totalmente positivo porque muitos estudantes continuam desempregados ou tiveram seus salários reduzidos?.

Fies x Evasão na pandemia

A Diretora do DCE da Universidade de Fortaleza, Quézia Gomes, reforça que o projeto é a continuidade da luta contra a evasão nas universidades. "Nós, do DCE da Unifor, recebemos muitos relatos de alunos nos dizendo que estavam endividados porque a renda familiar alterou, muita gente perdeu o estágio e muita gente não estava nem conseguindo ir para as aulas.

"Nesse ano de 2021, se o deputado Denis conseguir aprovar esse projeto de lei, vamos conseguir com que milhares de estudantes permaneçam dentro das universidades. E como diretora do diretório, é a nossa maior luta: a permanência dos alunos em sala de aula, estudando?, afirmou.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: